Existem diversos problemas e doenças que podem acabar afetando diretamente a pele das pessoas, sendo que duas destas doenças acabam sendo muito comuns em relação a quantidade de pessoas diagnosticadas: Eczema e Psoríase. Entenda melhor o que cada uma destas doenças causa no organismo das pessoas:
A psoríase é uma das doenças de pele mais comuns no Brasil, afetando milhões de brasileiros e também de milhões de outras pessoas ao redor do planeta. Existem diversos sintomas, sendo que o quanto a psoríase coça acaba sendo apenas um deles. As pessoas também podem apresentar uma série de feridas espalhadas pelo corpo.
São inúmeros os pacientes que realizam o tratamento da doença diariamente que acabam tendo que conviver com um outro problema muito sério, que está relacionado ao preconceito que outras pessoas acabam tendo. Como se trata de uma doença de pele, e muitas vezes as feridas acabam ficando em locais expostos, muitos acreditam que podem pegar apenas por encostar em outras pessoas com psoríase.
Além do quanto a psoríase coça , as feridas que se espalham pelo corpo podem acabar causando dor, especialmente quando os pacientes não conseguem evitar de coçar o local. Os locais mais comuns onde as feridas aparecem são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, rosto, palmas das mãos e solas dos pés.
Já a Eczema é uma doença que também pode ser chamada de dermatite atópica. Este problema também causa problemas como coceira, mas elas tendem a se transformar em algum tipo de inflamação com maior facilidade. A doença geralmente é encontrada em pacientes que possuem problemas como asma, rinite alérgica, dentre outros problemas relacionados as alergias.
Assim como a psoríase, a eczema também não é uma doença contagiosa, portanto as pessoas não correm o risco de passar a doença para outras pessoas, ou então de pegar de alguém que já tenha o problema. Esta é uma doença que apresenta um grau de controle maior com os atuais medicamentos que estão disponíveis, mas ela pode aparecer sempre na vida das pessoas. Portanto, é fundamental manter os cuidados indicados pelos médicos.
Por: Sayuri Matsuo