Como cuidar bem dos cabelos: 6 dicas
1) Tonalizante sem amônia para cobrir fios brancos
Pessoas que apresentem alergia à amônia podem colorir os fios com tonalizantes destituídos do referido composto. Consequentemente, será possível obter uma cobertura eficaz sobre o cabelo branco sem ocasionar reações alérgicas.
Quanto aos produtos utilizados para o “reflexo”, todos eles possuem amônia. Uma alternativa para evitar o contato do composto com a pele e o couro cabeludo é efetuar as luzes com o uso de papel alumínio. Assim, a ação do produto ocorrerá somente no cabelo.
2) Pontas duplas
Nenhum cabelo deve ser excessivamente hidratado. Muitas pessoas confundem cabelos novos com fios quebrados. Durante o processo de queda capilar é comum que haja uma renovação dos fios. Logo, muitos fios caem na hora do banho, por exemplo, mas outros começam a nascer simultaneamente. Como esses fios possuem massa desprezível, eles ficam soerguidos na metade do comprimento dos fios mais antigos. Com isso, tem-se a impressão de que se trata de fios quebrados. Diante disso, é preciso descobrir se o cabelo realmente está sofrendo quebras sucessivas ou se há apenas uma troca constante dos fios.
Caso a quantidade de fios perdidos durante o banho seja muito grande, é aconselhável que se faça uma consulta com um dermatologista. O especialista irá solicitar um exame de sangue a fim de confirmar o índice das taxas de ferro e ferritina. Desse modo, será possível verificar se o organismo está saudável e confirmar a real causa da queda capilar.
Nenhum cabelo se quebra devido a um suposto excesso de hidratação. Na verdade, é necessário focar a atenção em outras possíveis causas, como o uso de chapinhas. Neste caso, a quebra ocorreria durante a finalização de um penteado, e não devido a um tratamento de hidratação.
3) Diminuição do volume de cabelos cacheados
Algumas mulheres gostam e desejam manter seus cabelos cacheados, mas se sentem incomodas com o excesso de volume. De fato, determinados tratamentos, como o botox capilar e o alinhamento dos fios, equivalem a processos químicos de redução de volume. Contudo, o volume também pode ser reduzido em até cerca de 30% através do corte. Quando o cabelo sofre um corte repicado, isso significa que ele ficará disposto em camadas, e consequentemente, o volume acabará sendo ampliado.
Em algumas técnicas de corte voltadas para cabelos cacheados é possível reduzir o volume lateral em até 30%, e ainda assim preservar os cachos. Portanto, a mulher deve procurar por um bom profissional, capaz de ajustar o volume do cabelo por meio da utilização da técnica adequada.
4) Durabilidade do efeito da escova progressiva
Deixar o cabelo secar naturalmente não reduz a durabilidade do efeito proporcionado pela escova progressiva. A permanência da progressiva é impactada pela lavagem diária dos fios, exposição do cabelo a água do mar, e principalmente pelo uso de shampoos fortes (de limpeza profunda e purificantes). Todos esses fatores comprometem a durabilidade da escova progressiva.
5) Cabelos oleosos e com caspa
A caspa é um problema que deve ser tratado por um profissional da saúde. Desse modo, é recomendável realizar uma consulta com um dermatologista no intuito de verificar qual o tipo de caspa em questão, já que ela pode ser oleosa, seca ou bacteriana. Do contrário, o indivíduo correrá o risco de gastar muito dinheiro com shampoos anticaspa e antiqueda sem obter resultados satisfatórios.
6) Relaxamento e queda capilar
Devido a um processo de incompatibilidade química, a queda capilar poderá ocorrer após a realização do tratamento de relaxamento. Nesses casos, os fios sofrem uma intensa quebra e caem.
Ei, você conhece o Follixin? Clique aqui para saber mais.
Nessa situação, a mulher não deve repetir o alisamento com o mesmo produto. Além disso, o cabelo deverá ser submetido a um processo de reconstrução. A preferência deve ser por produtos (shampoo e máscara) à base de queratina, que poderão devolver aos cabelos todas as substâncias perdidas no procedimento de relaxamento. Com isso, os fios serão fortalecidos, o que interromperá a quebra.
Créditos: remedioparacrescercabelo