1) Cortar o cabelo na lua minguante atrapalha o crescimento?
Trata-se de um mito. Não é comprovado cientificamente que lua exerça qualquer influência sobre o crescimento dos cabelos. Assim, todos podem ficar tranquilos, pois o cabelo não cresce e nem fica rareado apenas pelo fato de ter sido cortado durante os ciclos das luas crescente e minguante, respectivamente.
2) Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
Realmente, cortar o cabelo com frequência o fortifica, fazendo com que os fios cresçam de uma forma mais saudável. Entretanto, não é necessário cortar o cabelo todo mês. O recomendado é que os fios recebam um corte em intervalos de até três meses. Assim, o corte das pontas nesses períodos pode promover um crescimento mais, sendo benéfico tanto com relação ao aumento do comprimento dos fios quanto à saúde destes.
3) Cabelos se acostumam com o shampoo?
Trata-se de outro mito. Ocorre que cada produto contém agentes e proteínas específicos. A troca regular dos produtos é indicada para que o cabelo sempre possa entrar em contato com novas substâncias e se beneficiar dos efeitos benéficos e particulares proporcionados por cada uma delas.
4) Fios brancos arrancados nascem em dobro?
Mais um mito. Além disso, o hábito de arrancar os fios brancos pode gerar graves complicações, pois isso poderá ocasionar a queda capilar por tração. Com isso, é possível que em um longo prazo, em vez de nascer dois fios no lugar daquele arrancado, aquele fio acabe morrendo.
Com o passar do tempo, o número de fios brancos tende a aumentar naturalmente. Se o indivíduo prosseguir com o hábito de arrancar os fios, ele poderá sofrer uma queda significativa de massa capilar, o que culminará no aparecimento de “falhas” ao longo de seu couro cabeludo. Portanto, o hábito de arrancar fios brancos é totalmente condenável. Caso a presença desses fios esteja incomodando, o mais aconselhável é aplicar tonalizantes ou colorações.
5) Deixar creme o dia todo no cabelo otimiza o tratamento?
Outro mito. Ao invés de tratar os fios, esse hábito pode ressecá-los, pois a química do condicionador pode “queimar” as escamas do cabelo. É por isso que existem os leave-ins, que são condicionadores especialmente desenvolvidos para permanecerem por mais tempo nos fios.
Portanto, as pessoas que costumam deixar condicionador ou máscara no cabelo acreditando que isso fortalecerá a hidratação, devem parar com esse costume. Após aplicar esses produtos e massagear os fios, é necessário deixar o composto agir apenas entre 5 a 10 minutos. Em seguida, o cabelo deve ser totalmente enxaguado.
6) A calvície está relacionada à idade?
A calvície em pessoas com idade mais avançada é algo muito comum. Isso acontece por que com o passar dos anos há perda de massa capilar. Contudo, esse não é o único motivo da calvície.
No caso dos homens, a dihidrotestosterona (DHT) é responsável por matar os fios. Assim, grande parte dos casos de queda capilar masculina costuma estar vinculada a fatores genéticos.
Com relação as mulheres, a queda dos fios se dá principalmente devido a alterações hormonais (como àquelas associadas à disfunções na tireoide), deficiência de vitaminas, baixa taxa de ferritina no sangue, estresse e a própria idade avançada. Geralmente, as mulheres perdem uma quantia mais significativa de massa capilar a partir dos 50 anos.
Como a perda de cabelo não está ligada a um fator isolado, os indivíduos que notarem a queda devem se consultar com um bom dermatologista e realizar todos os exames possíveis. Afinal, o gasto elevado com cosméticos antiqueda pode ser desnecessário, caso o problema possa ser solucionado com o uso de uma simples vitamina.
Fonte: Remédio para crescer cabelo