Saiba quais os principais cuidados necessários para evitar queimaduras provenientes do sol e outros males que podem te ocorrer?
Como sempre, o nosso intuito é facilitar a sua leitura e trazer informações relevantes. Procuramos separar em 5 dicas fundamentais para você aproveitar suas férias, usufruir das vantagens do calor e ainda por cima sair com a saúde impecável.
Pense sempre que é melhor prevenir do que remediar e quando o assunto são as complicações provindas do sol, precaução nunca é demais. Vamos a estas dicas?
1 – Qual o real horário ideal para tomar banho de sol?
Em cada lugar diz um horário e quando o assunto é exposição solar, o período de exposição é um assunto que sempre está em pauta. Você realmente sabe qual é este período ideal?
Pode até lembrar vagamente não é? Mas na hora que armamos nosso guarda sol, estendemos a esteira na praia, parece que simplesmente esquecemos o relógio…
… Então para solucionar esta dúvida de uma vez por todas, recomendamos que o período ideal de exposição solar é das 6h às 10h e das 16h em diante. Respeite este horário que quem só tem a ganhar é você
O período entre 10 horas da manhã e 16 horas é o que promove a maior incidência de raios UV. Claro que existem bloqueadores e protetores solares que cuidam da sua pele enquanto está exposto diretamente ao sol, mas mesmo nos períodos entre as 10 da manhã e 4 da tarde, sua eficiência reduz drasticamente.
Quando a fábrica de protetor solar e o químico produzem este produto, levam em conta que você não permanecerá no sol nestes horários nocivos para a pele e para o organismo.
O que custa aproveitar estas 8 horas para desenvolver outras atividades? Como almoçar, fazer alguma atividade indoor, descansar um pouco. Não estamos dizendo aqui, para você limitar a suas férias, apenas estamos te aconselhando a aproveitar de várias maneiras diferentes…
… Ou melhor ainda, estamos aqui dizendo para você NÃO estragar suas férias…
2 – A paciência é amiga do bronzeado
É exatamente no verão em que as pessoas procuram tomar banho de sol para adquirir aquele bronzeado impecável. O mais convencional é que as pessoas evitem o sol o ano todo e quando chega à praia, por exemplo, querem recuperar este ano todo em apenas 2 dias.
Pessoas se expõem ao sol com protetor solar de fator baixo, utilizam pouco produto e ficam no sol durante longos períodos, normalmente em horário inadequado.
Agora, você sabia que o bronzeado só chega a fixar na pele só a partir de 48 horas depois da exposição solar? Isso mesmo e dependendo de alguns fatores de pele, 48 horas são no melhor das hipóteses, pois possuem pessoas que firmam esta fixação da cor na pele, só 96 horas depois da exposição solar.
Esta atitude impensada acaba trazendo complicações extremas, como:
- Queimaduras
Escamação de pele
Ensolação
O ideal é que ganhe esse bronzeado de forma gradual e inteligente. O fator do protetor solar não tem tanta influência no bronzeado ideal, quanto à ingestão de produtos com betacaroteno. Cenouras e beterrabas, por exemplo, são ricas nas substâncias além de serem bem saborosas e de baixa caloria.
Em 3 dias de sol, nos horários corretos, utilizando o protetor certinho e aumentando as horas de exposição com o passar dos dias, está garantido que você conseguirá um bom resultado e um bronzeado que dura durante meses.
Interessante mesmo é que tome banhos solares mensais durante o ano. Se ao menos uma vez por mês houver a manutenção deste bronze, você não terá que recuperar todo o tempo perdido em pouco tempo.
3 – O tempo correto para passar o protetor
É extremamente comum e hábito dos brasileiros só utilizarem o protetor solar no momento que já se está estabelecido no local onde ficará exposto ao sol. Esta é uma prática nociva a nossa pele, sendo um dos maiores responsáveis por queimaduras e muitas pessoas não entendem o porquê mesmo com o protetor solar, acaba sofrendo queimadura:
A fixação do protetor ocorre somente após a meia hora de sua aplicação… Caso você deixar para última hora esta aplicação e aliar isso com horários incorretos para sol, queimaduras acabam sendo uma consequência negativa.
Outro erro comum é acabar a aplicar e logo sair correndo para água. Mesmo protetores com resistência a água, demoram há mesma meia hora para fixar na pele e garantir esta resistência.
Devido a estes fatos, o ideal mesmo é você aproveitar para passar o protetor solar antes da saída de sua casa, assim até você arranjar o seu lugarzinho ao sol, já estará garantido à proteção correta.
4 – A duração do protetor solar
Voltando a falar sobre os fabricantes dos protetores solar, eles criam estes protetores solares para durar um período de sol como o já citado anteriormente, entre 3 a 4 horas. É claro que eles fabricam acreditando que você terá bom senso e tomará apenas o banho de sol das 6 às 10 horas e das 16 às 19 horas.
Ele perde sua eficácia gradualmente, ou seja, a cada duas horas é o ideal e no pior das hipóteses, em 3 horas e meia. Mas por que passar em 3 horas e meia se ele garante por 4 horas? Pelo fato do tempo para a fixação do protetor, se não acabará passando pela mesma dificuldade da apontada no tópico anterior.
Se não tiver jeito e você tiver que ficar mais de 4 horas de baixo do sol, procure fazer uma nova aplicação e neste horário a cada hora e meia.
Sem dúvida os cuidados com este tempo é fundamental para bons resultados no sol. Parece pouco, mas além da sua saúde poder sair comprometida, também tem a estética.
As pintas, rugas e manchas na pele são grandes partes causadas pelo sol e mesmo após uma exposição solar segura, recomendamos a aplicação do pós-sol ou hidratante corporal no corpo todo.
5 – Tomar banho de sol em dias nublados
A maioria dos raios UV ultrapassam as nuvens, mesmo carregadas e chegam até a superfície da terra. Mesmo que o dia parecer inofensivo ou estiver razoavelmente frio, a exposição solar precisa de cuidados especiais.
O descuido nestes dias, principalmente para pessoas de pele muito clara, acaba levando até a queimadura de segundo grau, caso esta exposição seja prolongada e nos horários impróprios. Este erro é o mais frequente no verão brasileiro e uma forma de se prevenir é manter-se bem protegido e de preferência debaixo de uma sombra.
Nada melhor do que água, sombra e água fresca não é? Então seja prudente e leve a sério, pois os raios UV não te pouparão. Como ele não te poupará, por que você vai poupá-lo? Poupe sim a sua saúde e sua beleza.
Por fim…
O sol é poderoso em diversos aspectos, agora o maior poderio dele está justamente onde não enxergamos… Que são os raios UV. Sabemos que o verão é justamente o período onde estamos menos preocupados com o relógio, mas quando se trata de exposição solar, ficar atento apenas a esse detalhe é fundamental para que você preserve a saúde de sua pele.
Evite problemas como queimaduras, câncer de pele e escamações, use o protetor solar com sabedoria e saia com aquele bronze ideal! Bom verão e boas férias!